Dentro de alguns dias, uma "mini-lua" poderá ser vista próxima da Lua. Um asteroide deve ser atraído pela gravidade da Terra e vai se instalar na órbita do planeta a partir do dia 29 de setembro. O fato inusitado não durará por muito tempo e deve se encerrar em novembro.
Segundo a revista científica Research Notes of the AAS, o corpo celeste deve completar uma órbita ao longo de 53 dias e se desprender a do planeta em 25 de novembro. 2024 PT5 — ou “mini-lua — foi descoberto pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) em agosto.
O asteroide mede 10 metros de diâmetro de não será visível a olho nu. Até mesmo com alguns telescópios amadores será difícil de ser observado. Existe a hipótese, segundo os especialistas, de que se originou no cinturão de Arjuna.
No artigo, os especialistas pontuam que depois de sua saída da órbita terrestre, o 2024 PT5 deve voltar a passar próximo do planeta em 9 de janeiro de 2025 e, novamente, em 2055.
Está não é a primeira vez que uma "mini-lua" provisória orbita a Terra. Em julho de 2006, um asteroide ficou ao redor do planeta por cerca de um ano. Uma outra também orbitou o planeta por vários anos antes de sair da atração gravitacional em maio de 2020.